Padova
Pádua (italiano: Padova; vêneto: Padoa) é uma cidade italiana de 212.500 habitantes (440.023 com a sua área metropolitana). Capital da província homônima, localiza-se na região do Vêneto, no nordeste do país. Sede de uma antiga e prestigiosa universidade, a Universidade de Pádua, a cidade apresenta inúmeros testemunhos de um rico passado histórico, cultural e artístico, que fazem com que seja um notório destino turístico. Atualmente a cidade é um importante centro econômico, e um dos maiores centros de transporte intermodal de toda a Europa.
Geografia
Estende-se por uma área de 92 km², tendo uma densidade populacional de 2267 hab/km². Faz fronteira com Abano Terme, Albignasego, Cadoneghe, Legnaro, Limena, Noventa Padovana, Ponte San Nicolò, Rubano, Saonara, Selvazzano Dentro, Vigodarzere, Vigonovo (VE), Vigonza, Villafranca Padovana.
Santo Antônio
Entre outras coisas, a cidade é conhecida internacionalmente por ser a cidade onde Santo Antônio famoso franciscano português (também conhecido como Santo Antônio de Lisboa – cidade onde nasceu em 1195) passou parte de sua vida e faleceu em 1231. A data de sua morte, 13 de junho, é festejada pelos paduanos como a festa del Santo.
- Galileu Galilei viveu 18 anos de sua vida em Pádua.
- A Universidade de Pádua é uma das mais antigas universidades no mundo (a sétima no mundo e, terceira na Itália), fundada no ano de 1222.
- O Jardim Botânico de Pádua, um sítio património mundial da UNESCO. É o Jardim Botânico Universitário mais antigo do mundo, fundado em 1545.
- Santo Antonio tinha o desejo de morrer em Pádua, mas morreu no caminho.