Padova

Pádua (italiano: Padova; vêneto: Padoa) é uma cidade italiana de 212.500 habitantes (440.023 com a sua área metropolitana). Capital da província homônima, localiza-se na região do Vêneto, no nordeste do país. Sede de uma antiga e prestigiosa universidade, a Universidade de Pádua, a cidade apresenta inúmeros testemunhos de um rico passado histórico, cultural e artístico, que fazem com que seja um notório destino turístico. Atualmente a cidade é um importante centro econômico, e um dos maiores centros de transporte intermodal de toda a Europa.

Geografia

Estende-se por uma área de 92 km², tendo uma densidade populacional de 2267 hab/km². Faz fronteira com Abano Terme, Albignasego, Cadoneghe, Legnaro, Limena, Noventa Padovana, Ponte San Nicolò, Rubano, Saonara, Selvazzano Dentro, Vigodarzere, Vigonovo (VE), Vigonza, Villafranca Padovana.

Padova

Padova

Santo Antônio

Entre outras coisas, a cidade é conhecida internacionalmente por ser a cidade onde Santo Antônio famoso franciscano português (também conhecido como Santo Antônio de Lisboa – cidade onde nasceu em 1195) passou parte de sua vida e faleceu em 1231. A data de sua morte, 13 de junho, é festejada pelos paduanos como a festa del Santo.

Basílica Santo Antonio

Basílica Santo Antonio

 

  • Galileu Galilei viveu 18 anos de sua vida em Pádua.
  • A Universidade de Pádua é uma das mais antigas universidades no mundo (a sétima no mundo e, terceira na Itália), fundada no ano de 1222.
  • O Jardim Botânico de Pádua, um sítio património mundial da UNESCO. É o Jardim Botânico Universitário mais antigo do mundo, fundado em 1545.
  • Santo Antonio tinha o desejo de morrer em Pádua, mas morreu no caminho.